sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tênis para o Mountain Do

Segunda, fui atrás de um tênis para correr o Mountain Do, em outubro. Estava à procura de um modelo para trail, com boa tração para correr na lama, na areia, em terrenos escorragadios e nos outros obstáculos da prova.

Não existem tantos modelos para competição na área. Se eu quiser caminhar em trilhas, beleza, há diversos. Mas quero correr, e com boa performance. Daria até para ser com os tênis normais, mas, a meu ver, um específico terá maiores facilidades e ajudará no desempenho.

Olhei bastante na internet, principalmente no site da Amazon.com, onde dá para conferir que a gente ainda tem uns modelos velhos por aqui... O Brooks Cascadia, por exemplo, está na versão 4, enquanto vendem por aqui a 2ª versão.

Há umas 3 ou 4 semanas, cheguei a quase comprar um modelo que estava em promoção, por R$ 174,90, na loja da Adidas aqui em Porto Alegre, o Adizero XT. Só que ele pareceu que salientaria minha pronação do pé direito. Era muito visível a pronação ao calçá-lo. Aí não adiantou ser bonito, confortável, barato e quase ideal. Desisti.

Antigamente, a Adidas teve um modelo muito popular, que era o Estes. Com perdão do trocadilho, este serviria. Na linha Response, o Trail poderia ser uma boa opção, mas não o encontrei em lugar algum. O Supernova Riot (abaixo) é um modelo a ser levado em consideração, já que tem o Formotion, ao qual me adaptei super bem e que zera minha pronação, mas aqui em Porto Alegre só há numeração feminina e não é um modelo muito barato. Custa cerca de R$ 350,00. Para correr provas de aventura duas ou três vezes por ano creio que não compensa.

Como se pode perceber pelos modelos da Brooks, os dois da Adidas e até o Salomon (abaixo), as cores são meio parecidas para encarar a lama. Amarelo e marrom predominam.

Olhei uns modelos da Salomon, conhecida por provas dessa natureza. O XA Pro 3D (abaixo) é possível de ser encontrado aqui em Porto Alegre, mas, de novo, esbarra-se no preço: R$ 380,00. Encontrei um modelo mais barato na Centauro, o Trail Comp II, que custava R$ 199,00. Experimentei. Era leve, calçou bem, mas... de novo pareceu que iria acentuar minha pronação, apesar de haver algo escrito sobre ser moderador de pronação. Não levei fé nesse quesito.

Na mesma Centauro, do Bourbon Country, havia o Adidas Kanadia em promoção, por R$ 159,00 (embora na World Tennis esteja por R$ 99,00). Mas, em ambas, o mesmo problema: não há numeração. Na Centauro até havia bastantes, mas não para mim. Costumo usar 42 (10 americano) para os tênis da Adidas, mas ficou apertado e 43 não existia. Bye, bye.

Meio teimoso, fui em outra Centauro, no Bourbon Ipiranga. Lá encontrei o Puma Trail 100. Mesmo problema: 42 ficou apertado. Mas lá havia o 43 (10,5 americano). E ficou bom, embora eu preferisse a cor da foto. Acabei contentando-me com um preto. Agora é treinar no meio do mato, trilhas e subidas, e ver o que acontece na prova em outubro. Na verdade, até tenho um pouco de resistência à Puma, pois tenho um Prevail IV e, toda vez que corro com ele, sinto dor no joelho direito e na planta dos pés. Então, deixei-o só para ir ao jogo do Grêmio, já que é azul.

A estratégia é a mesma da Maratona do Rio: sair sem se entusiasmar, devagar. É uma prova de resistência, não de velocidade. Não adianta sair rápido nos primeiros trechos. No ano passado, que só assisti, vi muito corredor bom chegando esbagaçado nas últimas partes. Então, mais prudente é ser prudente no começo e poupar tudo que dá até o último trecho. Porque será preciso.

Por último, procurando imagens na internet, achei esse modelo dessa marca, Somnio. Bonito, pelo menos. Se alguém tiver paciência para ler a história desse tênis no site, verá que ela é bem interessante. Só não dá para saber se o tênis é eficiente.

3 Comentários:

Julio Cordeiro disse...

Xará,
Lembro da tua passada por mim no final da Maratona do Rio...
Pensei que ia te dar o troco no final,mas...
Acho que teus tênis são melhores que o meu.rsrsrsrs
Abraços Pernambucanos.

JC Baldi disse...

Hahahahaha
Vai ver que é isso...

Abraços gaúchos

Jorge Cerqueira disse...

ótima matéria camarada, com certeza ajudará muitos corredores que um dia precisará de um tênis desses eu sou um deles.
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO