sexta-feira, 5 de junho de 2009

Maratona do Rio de Janeiro


No final do mês, dia 28, ocorre a Maratona do Rio de Janeiro.

Perguntaram-me, outro dia, se era mais fácil ou difícil que São Paulo. Olha, só corri uma vez no Rio e duas em São Paulo. Apesar de ter feito 3h46 na Cidade Maravilhosa e 3h34 e 3h35 em Sampa, acho que o Rio é melhor de correr.

São Paulo é cheio de sobe-e-desce, entra-e-sai de túneis, e acho que o clima quente e úmido é um fator pior do que o calor do Rio, que, a meu ver, é um calor mais “ameno”. No Rio, o trajeto não quebra o ritmo como em São Paulo. Vai-se costeando a praia praticamente até o fim. Só lá pelo km 40 é que saímos da orla para pegar o caminho da chegada. Nesse aspecto, um ponto positivo.

No Rio, em 2007, cometi um erro que me custou caro. Esqueci de tomar o carboidrato em gel no km 32. No 37, minha energia se foi... do nada. Aí foram 5km intermináveis... Essa é questão que sempre devemos evitar numa maratona: que o ritmo caia drasticamente a ponto de ser um mega sacrifício terminar os últimos quilômetros.

É aquela tecla na qual eu bato sempre: não adianta sair 10, 15s mais rápido no início, porque, lá no final, o preço a ser pago será maior que o economizado no início. Então, se eu treinei e quero fazer uma maratona em 3h30, tenho que sair a 5min/km, não menos. Não haverá mágica no dia da prova que faça algum milagre. É uma questão matemática. É só analisar.

Bom, o Rio, dia 28, tem um percurso muito bonito, com o mar ao lado direito quase o tempo todo. Para quem consegue prestar atenção e se concentrar na prova ao mesmo tempo é uma linda paisagem. Vale a pena.

1 Comentário:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
JC, boa tarde, sobre qual a melhor prova que vc disse aqui se é a Maratona de SP ou do Rio eu acho que depende do que o atleta treinou, pois também acho que a do Rio de Janeiro o percurso é mais fácil, mais quando fiz a de Sp em 2004 eu achei o percurso muito ruim de Sp, pois além de passar por alguns túneis, tinha que passar por diversas vezes pelas praças da USP e acabei fazendo 3horas e 4 minutos, já no percurso do Rio no mesmo ano eu acabei fazendo em 3horas e 10 minutos, ou seja o melhor percurso é aquele que o atleta treina fisicamente e psicologicamente, espero te encontrar na Maratona do Rio se não for possível na largada me procure na barraca da ACORUJA.

Bom final de semana e bons treinos.

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO