segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Meia Maratona do Rio, domingo


No fim-de-semana, realiza-se nossa segunda maior prova do país, a Meia do Rio, que só fica atrás da tradicional Corrida de São Silvestre, que marca a passagem de um ano para outro.


Eu e mais uns 30 da equipe Daniel Rech estaremos por lá. Voaremos de manhã cedo, na sexta, e retornaremos segunda à noite.

Nunca corri a meia do Rio. Sempre houve vontade, mas também sempre apareceram outras provas por perto, maratonas em geral, para as quais acabei dando prioridade. Nesse ano, deixo de correr a maratona de Punta para estar lá com o povo da equipe.

Ainda não sei ao certo qual o tempo devo fazer. Calculei de cabeça meio errado e a minha ideia era chegar perto de 1h38, 1h39. Isso dá 4:38/km. Meio complicado, levando-se em consideração que é pouquinha coisa mais lenta que minha performance nos 10km da Adidas semana passada. Quem já correu por lá disse que é difícil imprimir um ritmo no início da prova, o que compromete, de certa forma, a obtenção de um tempo pretendido.

Acho que consigo manter 4:45/km em toda a prova, o que daria 1h40. Mas, evidentemente, tudo vai depender do "tráfego" do começo e, principalmente, do calor, já que ainda não estamos habituados a ele aqui pelas bandas do sul. A única vantagem, se é que pode-se assim dizer, é que conheço grande parte do trajeto por ter corrido a maratona duas vezes por lá. Mas é sempre uma prova diferente. Numa meia, a gente tende a dar todo o gás que pode, enquanto na maratona não é lógico dar um tiro de 42km.

Será uma experiência diferente, porque minhas meias normalmente giram em torno de 1h35 (6 das 14 que eu fiz), o que, evidentemente, não será possível ainda (a meta é na Paquetá, em novembro). Acima de 1h45 (5:00/km), só fiz 3: a do debut, em 1999, em Viamão, e as duas últimas, em abril e maio desse ano, que fiz mais para acompanhar alguém, embora não conseguisse fazer muito melhor do que fiz, se fosse sozinho.

Ainda estou num dilema, causado pela ansiedade pré-prova, de qual o tênis usar: aquele com o qual corri nos 16km de Vitória, com mais amortecimento, mas, consequentemente, mais pesado, ou com outro, mais leve. Amanhã ou quarta farei um 'teste' final. E, domingo, saberemos como terminou essa e tantas outras histórias que existirão por lá.

Os resultados estarão no site da Yescom:
http://www.yescom.com.br/meiadorio/2009/portugues/index.asp

3 Comentários:

TUCO disse...

Vai lá JC!! Uma excelente prova para você!! Acredito, em minha humilde sabedoria, que esta seja uma prova mais para saborear do que para fazer tempo... Um abração para vc e seus amigos!!

JC Baldi disse...

Com certeza, tua sabedoria está completamente correta. Não é uma prova para tempo, mas a gente sempre vai com uma pontinha de esperança...hehe

Obrigado, Tuco. Tentaremos todos fazer uma prova e não sermos castigados pelo calor do Rio.

E em novembro nos falamos por aí, na Maratona!

Grande abraço

Unknown disse...

JC: Esta meia foi a minha primeira, no ano passado, e este ano estarei de volta. Se voce me permitir, dois comentarios de carioca: 1) vai estar quente, talvez alguma coisa por volta de 23-27 na largada as 9h; se estiver sol (como a tendencia do climatempo indica), que Deus tenha piedade de nos. 2) preparem-se para a tal viradinha no final, quando temos que passar uns 2 ou 3 km da chegada e retornar na outra mao (acredito que isto nao afete voce, corredor experiente, mas vale pros que estao comecando e vao ler isto aqui - pesa no lado psicologico ver todo mundo chegando e ainda ter que correr mais um pouco). Abraco e benvindo ao Rio. Precisando: felipe_carino@yahoo.com.br

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO