sexta-feira, 28 de maio de 2010

Peso, nutrição e corrida


Tomei um pito ontem da minha nutricionista, a Simone da Luz Silveira. Não consegui atingir as metas que ela tinha estabelecido desde a minha última visita, que eram baixar de peso - para 82kg, e de índice de gordura, de 20,7 para 18.

Para completar a desgraça, mostrei colesterol total (213), Hdl colesterol bom (40) e triglicerídeos (161). "Mas cooooomo?", diz ela. Aí a gente analisa o que eu como, e vê que não dá para fazer milagre. Como "salada não leva a nada", cria-se uma dificuldade imensa de melhorar esses índices. Recomendou-me tentar esquecer a pizzaria, pois além do carboidrato, vem muita gordura e sal, o que não é bom para quem é hipertenso. E eu tenho uma imensa facilidade de ganhar peso. Consigo a proeza de engordar 4kg fácil numa semana.

Só que então, depois de um imenso sermão, ela calcula todos os índices de gordura do corpo, e, mesmo fazendo muita coisa errada, baixei para 19,6 o percentual de gordura, embora a meta de peso ainda esteja bem distante: estava com 86,8. Já cheguei a passar por lá com 84. E a ideia era chegar em 82...

Tenho duas metas nas duas próximas maratonas: fazer menos de 3h30 no Rio e algo em torno de 3h10 (!!) em Buenos Aires. Isso só será possível, se me enquadrar nos parâmetros que ela estabeleceu, pois 2 kg já são suficientes para ser preciso treinar mais para conseguir render a mesmíssima coisa... Então, logicamente, a gente precisa sempre estar dentro de um peso ideal, senão é muito mais esforço. Isso que a Simone até me elogia. Disse que corro muito bem para a estrutura ósseo-corporal que tenho, que a minha genética ajuda, pois consigo correr mesmo abdicando de muita coisa nutritiva, de uma alimentação mais saudável e balanceada, e que umas farinhas e uns carboidratos já servem para a minha máquina funcionar bem.

Pior é que nessa semana de ressaca pós-maratona, uma porção de pessoas já ficou sedenta por novas maratonas, inclusive eu, que estou com uma coceirinha nos pés para treinar longos, já imaginando bons desempenhos ali na frente. Só não faço ainda, porque sei que tão importante quanto o treino, é o descanso, ainda mais depois de um esforço grande que é fazer uma maratona.

Por enquanto, o jeito é se contentar com os 10km da Adidas no domingo.

2 Comentários:

BALEIAS disse...

Sumiu meu caro! E o Rio? Aparecerá lá com o Írio?
Estaremos no mesmo horário no mesmo restaurante.
Abraço. Miguel Delgado.

JC Baldi disse...

Muito serviço, velhinho!
Até o final da semana escrevo por aqui, sobre uma prova de 15 dias atrás...rs

Sim, estarei no Rio, mas nem sei se irei correr, senti umas dores nas panturrilhas nessa prova da semana retrasada e, desde então, não tenho corrido.
Só eu, o Irio não vai. Iremos a Buenos Aires, em outubro. Vou tentar ir no La Mole. Ficarei na casa de uns amigos, na Tijuca. Vamos ver se topam.

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO