quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Maratona de Curitiba


Nem bem termina uma maratona, a gente já pensa na próxima. Ainda mais como forma de se redimir da pedreira que foi Foz.


Dia 22 de novembro, dois antes do meu 40º aniversário, teremos a Maratona de Curitiba, que não é nada fácil, por dois motivos, os maiores inimigos dos corredores: tempo quente, que considero o pior aspecto, e trajeto difícil. Parece até que andou mudando, para tentar melhorar alguma coisa, mas, em Curitiba, trocar o percurso é apenas trocar o nome das subidas e descidas. O relevo da cidade não ajuda muito, mas, pelo menos, em relação à época que terminava na Pedreira Paulo Leminski, já se evoluiu bastante.

Corri 4 vezes por lá: 1999 (4:18:08), 2001 (3:36:10), 2002 (4:25:31) e, pela última vez, em 2004 (3:40:33). Excetuando-se 2001, que foi uma das melhores maratonas que já fiz na vida, nos outros anos sempre foi complicado. Bem, uma vez estava bem acima do meu peso (1999) e andava meio já de saco cheio de correr. Era o ciclo negativo da corrida: a gente está pesado, corre mal, se desmotiva, não melhora e não perde peso. Ali, depois de Curitiba, coloquei na cabeça: ou termino a próxima maratona sem sofrer como sofri por lá ou não corro mais. Funcionou. Em maio do ano seguinte, fiz 3h35 em Porto Alegre. Em 2002, não dá nem para levar em consideração: a prova saiu às 9h20, por causa de um televisionamento que não houve, e já com quase 30 graus. No km 30, não havia mais água gelada. A coisa foi tão feia, que até hoje eu e o Álvaro não sabemos onde passei dele. Ele não viu, nem eu, de tão mal que estávamos. E chegamos com 30s de diferença.

Graças a uma promoção da Ocean Air, e à estada gratuita por lá, será minha 37ª maratona (ou ultra), o que vai me possibilitar fechar minha 40ª, com 40 anos, aqui em casa, Porto Alegre, em maio de 2010.

1 Comentário:

Stéphanie Perrone disse...

legal que vais correr a maratona de curitiba. eu vou correr a rustica de 10km.

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO