domingo, 26 de abril de 2009

3ª Meia Maratona de Porto Alegre







Então, ontem, sábado à noite, esquentando o clima para uma baladinha, tivemos a Meia Maratona de Porto Alegre, prova preparativa para quem pretende completar a Maratona, mês que vem.


Uma prova noturna, interessante, diferente, embora no mesmo bat-local de sempre, nossa gloriosa Av. Beira-Rio, que já deve estar com o asfalto cansado de tantas marcas de tênis.

Foi uma prova que movimentou o povo amador em geral. Não vi muitos da elite, mas, convenhamos, nós, pangarezinhos, também temos direito ao nosso momento de glória. Tanto que minha parceirona de treinos até ganhou a prova feminina, embora ela sempre chegue bem, mas agora foi bem mais que isso.
A prova começou com pouco mais 5 minutos de atraso e havia uma certa confusão e afunilamento na largada, mas o povo foi super civilizado e consciente e realmente só começou a correr quando passava pelo pórtico, sem causar, portanto, atropelos iniciais. O tempo colaborou. Temperatura amena e quase nada de vento num local em que ele costuma imperar. Quem corre por ali sabe do que estou falando.

Havia uma estrutura interessante na prova, no retorno dos 2,5 km e no dos 5,5km, com bastante iluminação e até uma musiquinha para animar. Lamentável que não resolveram a questão da iluminação pública em alguns pontos do trajeto, em que era praticamente impossível enxergar, mesmo com a boa vontade dos voluntários que tentavam nos ajudar com lanternas. De qualquer modo, qualquer obstáculo mínimo naquela escuridão poderia ter ocasionado uma queda.

Fui num ritmo pouquinha coisa mais rápido que 6 min/km, dentro do planejado para acompanhar as duas mulheres da minha equipe. No entanto, no retorno dos 5,5km uma delas acabou ficando para trás. Ainda voltei, tentei incentivá-la e acompanhá-la, mas não teve como e acabou parando no 10,5, onde fazíamos o retorno e começávamos tudo novamente. Uma pena, porque tínhamos feito um treino super bom de 20km no domingo anterior.

Eu estava preocupado que a festa do dia anterior, pelo passagem do aniversário do nosso treinador, acabasse atrapalhando a minha corrida, já que acordei meio enjoado do excesso de combinação lúpulo-levedo-cevada e malte. Nem almocei direito por conta disso, mas acho que a purificação do dia inteiro com água mineral deve ter auxiliado.

Mas, na prova, isso nem me afetou. Só tive que fazer um pit stop number 1 mais ou menos pelo km 8, o que me ajudou bastante depois a correr sem desconforto. No retorno do km 10,5 muita gente gritando e dando força, o que deu aquele gás. Li e ouvi alguns reclamando do fato de ser um circuito, de repetirmos os mesmos 10,5, o que causou uma monotonia e chatice e algum abalo no psicológico, mas comigo isso não aconteceu e normalmente não acontece em provas. Mas compreendo que, para alguns, isso realmente incomodo. Eu acho que o fato de ter me programado para correr em tal tempo e ir cumprindo à risca a meta também ajuda. Além do fato de não ter perspectiva nenhuma em matéria de tempo. Só estava ali para acompanhar mesmo e terminar numa boa.

Tanto que estava super tranquilo para mim até que o treinador (que fazia o revezamento) chegou em nós dois. Corremos pouco mais de 1km juntos, quando ele me disse que eu podia ir se quisesse que ele acompanhava a moça da equipe. Ainda titubiei algum tempo (vô, num vô?) até me decidir de vez em ir. Fui. E então comecei a pisar fundo (4:53, 4:44 ...), tudo abaixo de 5 a partir daí.

Quando estava lá pelo km 15, avistei a esposa de um dos meus melhores amigos, do outro lado da pista e pensei: "Vou tentar alcançá-la." Ela estava acompanhada de um colega da equipe Du Bira. E segui em frente. Um dos sonhos dela é chegar na minha frente. Porque como eu sou muito folgado, fico tirando uma onda quase sempre, então ela quer porque quer dar o troco uma hora dessas. Mas ainda não foi dessa vez. E aonde fui pegá-la? No km 20. Quando faltavam 2km consegui finalmente enxergá-la e fui com tudo, como "um touro" como ela me disse depois... Rá, rá. Foi muito engraçado, porque ela deu uma olhadinha para trás, uma vez que já imaginava que, quando cruzou comigo lá pelo 15 eu iria atrás dela (e ia mesmo!), e então excomungou metade do mundo, gritando palavras de carinho comigo, tipo "fdp"... Tirei o doce da boca da criança... Ainda disse, vamos lá, mas eu estava super bem e segui meu caminho para fechar o último 875m em 4:01, totalizando 1h54 e alguma coisa no meu relógio, tempo que não bateu com o oficial em quase dois minutos, mas fazer o que, né? Bom, a quilometragem também teve 200m a menos por 3 GPSs.

Missão cumprida, fomos jantar na Cia das Pizzas e recuperar todas as calorias perdidas, que também ninguém é de ferro. Além do mais, o melhor de correr é depois poder ficar contando as histórias com a galera. As da corrida e as outras.

Que venha então agora a Maratona, e tomara que o destino me reserve uma parceira feminina para revezar, abraçar e beijar na chegada...

4 Comentários:

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Baldi!

Estamos seguindo e lendo seu blog. Inclusive colocamos entre nossos favoritos. Convidamos você, para conhecer nosso blog. Se quiser seguir, para nos será um prazer.

JC Baldi disse...

Obrigado pelo comentário e desculpe a demora em respondê-lo. Estive bastante envolvido profissionalmente com IR e outras coisas.

Stéphanie Perrone disse...

essa prova noturna foi muito boa! tomara que tenhamos mais provas neste horario, é bem mais agradável de correr, ainda mais que estou aocstumada a treinar neste horário, hehe.

parabéns pelo tempo!

Stéphanie
http://tephyperrone.blogspot.com

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Oi Baldi,

Add o nosso msn:
meiamaratonadascataratas@hotmail.com

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO