segunda-feira, 26 de março de 2012

9ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre

Ontem, domingo, em comemoração aos 240 anos de Porto Alegre, realizou-se a 9ª corrida de aniversário da cidade.

Bastante gente correu. A largada foi um pouco tarde (9h30), mas o calor não se fez tão forte e creio que não houve maiores contratempos em função dele. No entanto, para ingressarmos no local de largada, a coisa estava meio bagunçada, pois havia uma outra corrida antes (infantil) e tinha gente chegando ainda, as grades estavam lá para orientação geral, e, por outro lado, impedindo que o povo ingressasse no local de concentração para a largada. Foi o único porém da organização, a meu ver.

Mas temos o problema da falta de consciência dos corredores: muita gente lenta sai na frente sem necessidade, atrapalhando quem vai correr mais forte. É o problema do mundo moderno transportado também ao mundo das corridas: as pessoas só pensam nelas mesmas. Na foto abaixo, temos o atleta de camiseta do Internacional (só podia...rs), número 536, que saiu na foto da largada. Pois esse cidadão sai em TODAS as corridas na frente. Em outubro de 2004, houve a Meia do Mercosul, na 3ª Perimetral, e outros corredores já reclamavam dele, pois fazia exatamente a mesma idiotice.Terminou em 1:03:01. Por que essa atitude? Vai correr 100m e atrapalhar as pessoas que saem depois.  Deve colecionar fotos de largadas e depois mostrar para os amigos se vangloriando. É a única explicação "lógica" que encontro. O cara do lado (407) é da mesma turma: fez em 1:00:05. Ambos na frente do Tauro Bonorino (1919), que chegou em 2º nos 5km...vsf!

Depois desse pequeno atropelo inicial dos primeiros 200m, tudo tranquilo na prova. Vi o Claiton, Renato e Álvaro se mandarem na frente. Como eu ando sem Garmim, fiquei uns 10 dias sem correr por causa de uma alergia forte nas duas pernas, gordo, e sabia que não conseguiria fazer a 4:30/km, não saí atrás deles, pois seria suicídio, e quem me conhece sabe que eu normalmente sei quanto posso ou não posso. Na verdade, passou pela minha cabeça fazer tranquilo perto dos 50 minutos ou algo assim. Mas depois que larga a coisa muda de figura. 

Depois desse trio, a Cecília, também me passou. Segui atrás dela, para não perder contato e para ter um parâmetro, já que ela é bem ritmada, está magrinha (uns 30kg a menos que eu) e certamente iria correr bem. Até o retorno dos 5km (que fiz em 23:52), ela andava uns 30m na minha frente. Logo em seguida, o Clênio cruza por mim do outro lado da pista e grita algo assim: "Tem que passar a Cecília, Baldi." Ai, ai, já chega a pressão no serviço, até na corrida não escapo dela...rs

 Mais ou menos na marca do km 6, encostei nela e viemos juntos o tempo todo, num bom ritmo, acelerando em relação à primeira metade. Uns 100, 150m depois do km 9, ela deu uma puxada mais forte no ritmo e abriu um pouco. Faltando uns 250m, fiquei pensando na onda que o Mário, o Claiton, Álvaro, Renato e cia iriam tirar se ela chegasse na minha frente. Então me "obriguei" a dar um gás, passei dela e fechei em 46:43 (22:51 na volta, 1 minuto mais forte que na ida). Ela chegou 4s depois. Fui 19ª na categoria (de 72) e 184º (de 563) na geral, incluindo as 11 mulheres que chegaram na minha frente. A Cecília foi 1ª categoria dela.

Destaque mega especial pro Mário (39:12!). O trio com o qual farei algumas disputas salutares durante o ano terminou assim: Álvaro (43:56), Renato (44:21) e Claiton (45:14). 

Próxima peleia: 5ª Meia Maratona (noturna) do Corpa, 29/4.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO