segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Supermaratona de Rio Grande 2009


Já estão abertas (aqui) as inscrições para a Supermaratona (50km) de Rio Grande, que se realizará dia 15 de fevereiro de 2009. 


O evento de 2009 vai ser palco do encontro dos MMs (Marathon Manics) brasileiros, dentre os quais eu me incluo. Não sei será possível correr lá (muito provavelmente não), pois estive lesionado desde 07 de setembro, desde que voltei da Maratona de Punta Del Este com fratura por estresse no fêmur. Recém estou reiniciando as atividades esportivas, com uns 10 quilos a mais, conseguindo correr cerca de 4km quando me proponho a tal. (Tá certo que está o maior calor aqui em Porto Alegre...)

Corri 3 vezes em Rio Grande. Na primeira, em 2003, estava mal preparado, acima do peso, e corri mal. A prova terminou no km 27. Depois disso, foi caminhar, sofrer, correr e terminar em 5h23. Em 2005 voltei superpreparado, havia treinado debaixo de muito sol em dezembro, quando tirei férias, mas a organização estragou todo o meu planejamento, ao negar o elemento mais essencial numa maratona: água. Nos cerca de 27 ou 30 km que corri, só tomei 2 ou 3 copos (abertos) de água, quando o programado era abastecimento de 5 em 5km. O meu primeiro gole de água foi no km 11... Isso me irritou profundamente, tirando a concentração e a possibilidade de fazer uma boa prova, o que eu acreditava que aconteceria. Acabei por desistir. Mas voltei no ano seguinte, para fazer a boa prova que não saiu no ano anterior, terminando em 4h07 e, inclusive, melhorando minha performance nos últimos 8km que são na areia da beira da praia.

Rio Grande é, mais do que nunca, uma prova em que é extremamente necessário chegar bem treinado ou o sofrimento será enorme, porque é a única maratona feita no verão, há poucas pessoas correndo (cerca de 300) - o que nos faz correr mais solitários durante algum tempo - e ainda existem mais 8km além dos 42 normais. 

É uma prova para ser feita de forma conservadora, sempre dosando as energias, para evitar o desgaste e a desidratação por conta do sol e do calor. Uns 10 ou 15s por km mais lento do que se está acostumado a correr numa maratona 'normal' é um bom parâmetro.

2 Comentários:

Lu disse...

Baldi, acabei de ler as tuas dicas pra Ultra e só valeu, me serão úteis, se bem que não sei se vou lembrar disto na hora do sufoco rsrsr. Bj

Podia ir pra fazer um apoio para a galera, pensa nisto

JC Baldi disse...

Hahaha
Lembra sempre de não acelerar antes de aparecer a areia!
Estarei lá com certeza.
Bjo

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO