terça-feira, 15 de novembro de 2011

XV Corrida do Carteiro


Participei hoje pela manhã da XV edição da Corrida do Carteiro, organizada pela SS Eventos.
O tempo ajudou muito. Até ontem, ventava adoidado aqui em Porto Alegre. Hoje o vento diminuiu bastante e a temperatura estava bem agradável para correr, com baixa umidade, o que possibilitou boas marcas para quase todo mundo.

Fazia algum tempo que não corria prova de 10km de forma meio que competitiva. Se meus levantamentos preliminares estão corretos, a última vez foi em março de 2010. Há 1 ano e meio. Tenho 40:30 nos 10km, feitos em 2001. Como anda meio difícil chegar perto disso nos últimos tempos, o estímulo para correr provas de 10km anda meio em baixa.

A inscrição da prova era 1 lata de leito em pó e 2 kg de alimentos. O kit não era grande coisa: um boné e uma camiseta, mas também, não vamos exigir de um kit numa prova em que a inscrição era voltada a ajudar as pessoas carentes. O chip pegávamos pouco antes da largada. Creio que havia umas 400 pessoas para correr. Pouca gente, verdade, mas foi bacana de ver um outro tipo de atleta, daquele mais humilde e, também, mais competitivo. Pouca gente desfilando modelitos (nada contra).

Como já escrevi, meu Garmin se foi depois de 3 anos. Estou usando aplicativos para o celular (texto no post seguinte, que sai sexta). No caso específico, o Map My Run. Ajustei tudo e saí correndo junto com o Valdomiro, meu amigo septagenário.

Fizemos o primeiro km a 4:26, depois fomos "ajustando" para perto de 4:45 por km. Tudo relativamente tranquilo, já que a temperatura estava ajudando. O abastecimento, em função disso, era ótimo, mas, como já escrevi outras vezes, quando não tem sol e calor não tem teste de abastecimento. Sempre está bom. Retornamos lá no final da Beira-Rio (na junção com a Av.Taquari) e aqui houve uma pequena controvérsia: o GPS de alguns deu 100, 150m a menos (o do meu celular marcou 9,98km). Muitos creditaram a esse retorno o problema, já que disseram que foi um pouco antes do normal (eu não percebi diferença nenhuma, mas sou o cara mais distraído do mundo). De qualquer forma, a largada também não foi bem no local que é sempre. Foi uns metrinhos atrás. 100m a menos são uns 45, 50s a menos. Em 10km, faz uma sensível diferença.

Detalhes à parte, vim trazendo o Valdomiro junto comigo. Para mim estava bem tranquilo, mas ele vinha sempre um pouco atrás, fazendo mais esforço do que eu. Tentei estimulá-lo a buscar alguns corredores que conhecíamos, mas não conseguimos. Quase chegamos lá. Mesmo assim, tivemos um bom desempenho, ultrapassando ou dimiunido diferenças de outros corredores na volta. Finalizamos em 46min23s. Ele ganhou a faixa etária dele. E aqui fica meu recado aos organizadores: não deixem os velhinhos por último na hora da premiação...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO