sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aplicativos para celular

Como o Garmin morreu de vez mesmo, baixei uns aplicativos para usar no celular, Sony Xperia X8, que usa o Android como sistema, tal qual a maioria dos smartphones.

É quase a mesma coisa, a grande diferença é que o celular não está no pulso. Uso num suporte de braço (sport armband, em inglês, para IPhone) da Powerade que deram em alguma corrida, acho que foi a 10 Milhas da Puma. Claro que também devemos ter alguns cuidados, e que nem tudo é tão prático quanto um relógio, mas é uma boa alternativa para quem não se dispõe a gastar R$ 600,00 (no mínimo).

Antes de tudo: nessa época de muito calor e umidade aqui em Porto Alegre, o suporte de braço fica meio molhado. É preciso ter atenção a isso. Mas já fiz treino de 1h30 numa boa. De qualquer forma, não faço a mínima ideia se a vedação de um celular é a mesma de um relógio. Teoricamente, deve ser parecida.

Bem, baixei 3 aplicativos: o conhecido Map My Run, o Adidas MiCoach e o Noom Loss, que, no Baixaki, é considerado o melhor de todos.

Vamos por partes, como diria o famoso Jack, antes de analisar os 3. Primeiro: aplicativo é que nem celular mesmo. Sempre tem uma coisa legal num que não tem no outro. Faz parte. Nós é que decidimos o que é mais útil e conveniente à nossa utilização pessoal. Segundo: os Apps (aplicativos) são softwares. Portanto, sujeitos a darem conflitos com o Android, com a mémoria do celular, etc, tal qual no computador, além de serem novidade, ou seja, sem testes suficientes. E não é que aconteceu? Terceiro: é preciso um celular com GPS ou baixar um aplicativo de localização.

Por último, há, obviamente, uma certa transição do uso de relógio para celular. Levar o celular no suporte de braço sempre é meio estranho, por mais leve que seja. Talvez por já usar eventualmente o suporte com chave ou com gel (principalmente), não foi preciso tanta adaptação, mas pode ser que alguém ache meio inconveniente ou não se acostume. E há, também, a questão do fone de ouvido, que ajuda nas funções dos aplicativos, fornecendo por voz os dados do momento. Durante muito tempo, achei meio esquisito correr ouvindo música; me incomodava, mas me acostumei mais fácil do que pensei. "A dor ensina a gemer". Fica aqui a última recomendação: ouvir num volume que seja traquilo para que não percamos a noção do que acontece externamente. É preciso poder ouvir som de alguém se aproximando e dos carros à nossa volta. Senão o lazer pode virar dor de cabeça. Não é raro acidente com pessoas se exercitando e usando fones de ouvido.

Map My Run








Já fazia um tempão (4 anos, mais ou menos) que estava cadastrado no site do Map My Run. E, aliás, usava bem pouco. A gente podia postar e compartilhar trajetos que fazia, comparar com outros corredores, etc. O aplicativo é parecido. Pena o site não fazer uma propaganda melhor das características dele. 

Tem uma coisa bem legal: quando iniciamos o treino, é possível postar no Twitter e Facebook um link e as pessoas podem acompanhar online nosso mapa, por onde estamos correndo, o ritmo, enfim, nosso treino. Achei bacana. Durante o treino, é possível programar para receber informações por voz quando fecha o km, por exemplo, junto com calorias, média do km, tempo total. Mas... quando termina o treino, não é possível ver as parciais por km... Aparece um gráfico, só que é preciso ser muito ninja para descobrir exatamente qual foi o ritmo. E há também um gráfico da elevação, esse evidentemente mais útil.

Terminado o treino, dá para postar no Twiter e Facebook (é automático, se configurarmos), coisa que virou meio normal para quem utiliza Garmim, Nike ou outro relógio/GPS.
E tem uma parte sobre calorias, em que é possível definir um meta, informar peso, altura, o que foi comido e bebido durante o dia, etc.

Agora, a parte ruim: depois de fazer uns 2 ou 3 treinos, não gravava mais nada. Sempre dava erro. E não ficava gravado no celular para tentar depois, era preciso descartar o treino. Não sei se baixei aplicativo demais e o celular ficou pesado, ou se deu conflito entre eles ou... Instalei e reinstalei umas 3 vezes e o problema persistiu. De modo que vejo o treino, dá as informações durante ele, mas nunca é gravado.
Por último, usei em duas provas e em ambas o GPS marcou 100, 150m a mais que o pessoal que tem Garmin. O GPS não é muito preciso, portanto? Pode ser.

Adidas MiCoach

Gostei um pouquinho mais do MiCoach, mas... igual ao Map My Run, começou a dar problemas, não conseguiu sincronizar o treino com o site e... aí complicou. Li no site (e no twitter) que houve uma porção de problemas com os servidores. E isso durou uns 10 a 15 dias. Ninguém conseguia sincronizar o treino nesse tempo. Bem, como disse antes, tecnologia nova, conflitos com o Android, essas coisas podem acarretar transtornos. É preciso ter paciência, virtude em desuso nos tempos atuais.

O MiCoach, no entanto, em relação ao Map My Run, tinha vantagens. O treino ficava gravado no celular, só não gravava no site. Resolvido o problema, ele sincronizou e gravou no site. Mas, em compensação, não tem a facilidade de postar no Facebook ou Twitter quando acabamos o treino. É preciso postar via site, não pelo aplicativo do celular. No entanto, aqui tem um segundo porém: no celular, é possível ver o treino km por km; no link do site, não. Vai entender isso... Pode ser que tenham melhorado na nova versão que saiu essa semana, não cheguei a testar.


Nas funcionalidades, o MiCoach tem quase tudo meio parecido com Map My Run, embora disposto um pouquinho diferente. Mas há também a vantagem das informações por voz serem em português (dá para escolher voz feminina ou masculina).
No aplicativo da Adidas é possível buscar um plano de treino. Quero correr uma maratona, digo quantos dias irei treinar e ele me disponibiliza o treino. Corro, ele compara o que foi planejado e o que foi executado, dando dicas bacanas e estimulantes. Ideal para quem não tem equipe de corrida, no estilo "faça você mesmo".

No MiCoach é preciso definir "zonas de treino". Por velocidade e/ou frequência cardíaca. São 4: vermelho, amarelo, verde e azul, do mais forte para o mais fraco, respectivamente. Nós mesmos configuramos. À medida que vou evoluindo de condição física e achar que a zona já não corresponde aos padrões antigos, vou lá e mudo.

Durante o treino, ele avisa para permanecer em tal zona ou ir para outra. Por exemplo: corro 10 minutos lento para aquecer, depois acelero durante 45 minutos e corro 10 lento novamente. Quando fechar 10 minutos, ele avisará que devo atingir a zona mais forte. O site Baixaki achou isso de zonas de intervalo meio confuso. Eu gostei.

E também há a possibilidade de cadastrar o tênis que usamos e ele vai somando as quilometragens feitas. Interessante.



 Noom Weight Loss

Originalmente, como o nome diz, é um programa de perda de peso. Mas ele utiliza o software Cardio Trainer como base de treinamento, em conjunto com as metas de perda de peso.
Ele é bem completo, mas todo em inglês. É meio chato ficar ouvindo as informações por km em inglês, no meu entendimento. 
Marcamos hora do treino, ele nos avisa no celular de que é o momento para tal. Colocamos meta de peso, entramos com os dados dos alimentos ingeridos e ele vai dando as dicas para chegar na meta. 

Mas... para quem corre, a divisão de tempo por km é um dos dados mais importantes e úteis. Mantive meu ritmo, caí, melhorei no final? Pois é, cadê isso no Noom? Não tem. Provavelmente porque ele não usa o Cardio Trainer Pro, que custa $9,99. Mas aí pagar por um aplicativo de celular eu considero uma burrice. Portanto, nesse quesito, que, para mim é fundamental, os outros dois são bem melhores. Tal qual a maioria dos aplicativos, terminado o treino, dá para postar no Face.




Todos eles nos deixam escutar música numa boa durante o exercício. No Map My Run, o volume das informações é o mesma da música, no MiCoach a música baixa enquanto escutamos os dados do km e no Noom é possível escolher em qual volume queremos as informações.

Bem, cada um sabe o que melhor para si, mas há uma coisa normal a todos eles: o celular está no braço. Se a gente vai dar uma pausa em algum momento, há um certo inconveniente de tirar o celular do suporte, desbloquear a tela e dar pausa. Nada absurdo, mas dependendo da velocidade... 

Outro porém foi o que aconteceu na prova da Paquetá que cori na outra semana: um sol de rachar. Simplesmente não tinha como ver a tela do celular por conta do excesso de claridade. No caso do Map My Run, quando o exercício é iniciado, a tela não dá a informação instantânea, leva uns 10s. Aí a gente não sabe se o tempo realmente está rolando ou não... E sem conseguir enxergar a tela direito, menos ainda. No Adidas MiCoach, a voz avisa que o treino iniciou. Não tem erro. No Noom, a tela é mais nítida na informação. Visualmente, ela é a melhor dos 3.

Se interessar, dê uma olhada também em:

Lembrando que sempre é necessário baixar pelo Android Market do celular.

 * Crédito da maioria das fotos: site do Baixaki.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO