quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Falta 1 mês

Primeiramente, Feliz 2011. Tomara que seja um ano melhor para a maioria de nós. Espero que tenham passado uma boa virada. A minha foi super legal, com a turma da equipe na praia de Remanso, ao lado de Xangri-lá.

Daqui a exatamente um mês, estarei correndo a TTT, travessia Torres-Tramandaí, na modalidade solo, totalizando 82 km. A ideia é correr a 5:30/km até o km 65 e depois ver o que acontece. Dá para chegar em 8h30 se tudo correr conforme o planejado.

Na semana pós-Natal, fechamos o escritório e estive na praia descansando. Fiz 2 bons treinos por lá, dentro do possível. Na terça, 28, corri 22km em 2h02. Deu 5:32/km de média. Tentei correr 24, mas cansei no final e não tinha saco de encarar as subidas dos últimos 2 km. Saí às 10h10 prá correr. Dia quente, sol relativamente forte, mas não abafado, que é o meu grande temor.

Na quinta, 29, o dia estava "feio". Para praia. Porque, sem sol brilhando intensamente, a umidade estava alta, e então com 5km eu já estava completamente encharcado. Havia chovido no dia anterior, e a areia da praia estava bastante fofa. Foi um grande teste para a TTT. Consegui manter 5:30/km nos 13 km de ida, mas a volta... Complicou. Além da areia fofa dificultando as coisas, havia um vento terrível. Não iria conseguir manter a média. Pensei: "vou correr lento, mas fazer o treino." Azar. Foi isso que aconteceu. Melhor esquecer a média por km e focar no tempo correndo, que foi o que me restou. A média caiu bastante, já que além do vento, havia o cansaço gerado pela umidade alta da ida. Fiz 6:30 por km na volta. No mesmo tempo que fiz 22 na terça, fiz apenas 20 km. Mas desta vez encarei os últimos 2km, mesmo em subida, porque ali o vento cessou, e pude até fechar o 26º em 4:59. Bom, em termos gerais.

Findo o treino, peguei a estrada para me juntar ao pessoal da equipe na praia de Remanso. Fui o primeiro a chegar lá. No dia seguinte, fizemos uma grande festa da virada e no dia 1º um treino "cura-ressaca". Não deu para correr muito tempo, pois começamos quase 19h. Havíamos almoçado tarde, e, no primeiro trecho na beira da praia (repeti 2x), o almoço + o sorvete começaram a dar um desconforto terrível. Tive que fazer um pit stop no nosso QG para prosseguir o segundo trecho. Aliviado, fiz bem melhor essa parte, com uma volta bem rápida, certamente abaixo de 5min/km (o GPS deu uma pane, por conta da bateria que não carreguei). Até conseguiria repetir o trecho pela 3ª vez, mas a escuridão iria atrapalhar muito na volta. Mas deu para correr 17km.

Tinha treino na segunda, mas como voltei no domingo à noite, e as estradas não estavam exatamente fluindo bem, acabei indo dormir quase 2h da manhã, o que inviabilizou o treino, já que o faria mal e ainda no dia seguinte estaria cansado e provavelmente também faria um mau treino. Optei por descansar e correr ontem.

O treino de ontem à noite foi bem bom. Não foi fácil, mas foi tranquilo até o km 21. Fiz 24. Saí do escritório às 19h, peguei a Érico, Aureliano, Beira-Rio em direção à zona sul e fui até a Praça da Tristeza. De lá, voltei pelo mesmo caminho. A temperatura ajudou. Acho que por volta dos 22 graus e a umidade uns 40%. Nada como hoje, que está terrivelmente quente. Desse modo, consegui fazer os 12 primeiros km em 1:04:30, bebendo o repositor energético Sport Drink , rigorosamente de 4 em 4km, e na volta consegui fazer 1:03:39, principalmente porque acelerei nos últimos 3, fazendo 5:15, 5:11 e 5:08/km respectivamente. Saí pensando em 5:30/km de média. Acabei fazendo melhor e tranquilo. Valeu o treino.

Amanhã, quinta, a ideia é repetir o treino no quesito tranquilidade e tentar aumentar a distância para 26 ou 28 km. No sábado pela manhã tenho 30 km para fazer e no outro sábado 40... Tudo para tentar chegar 'na ponta dos cascos' no dia 5 de fevereiro. Para isso, também estou com a ajuda da Simone, nutricionista, que me está me dando o suporte para chegar cheio de energia nos músculos.

Lá em Remanso, vi um adversário fazendo 60km... Não acho que valha a pena esse sofrimento, prefiro deixar para o dia, mas cada um com o seu objetivo. O meu é terminar em algo como 8h30, o que vier além disso é lucro. O dele eu não sei.

Também agora no fim-de-semana, uns 10 integrantes da Equipe Daniel Rech estarão na Disney para fazer o Desafio do Pateta (correr a meia maratona no sábado e a maratona no domingo). Queria desejar boa sorte a eles e que possam realizar duas boas corridas, voltando satisfeitos e cheios de histórias para nos contar. Eu abortei a missão, porque faltou verba no orçamento. Só poderia ir se pudesse deixar de pagar pensão uns 3 meses. Como isso provavelmente acarretaria um pedido de prisão, achei mais inteligente ficar no Brasil. Mas estarei torcendo por eles com todo meu coração.

2 Comentários:

Fábio disse...

Júlio:

Estava lendo alguns Blogs de corredores e me deparei com o seu, que achei muito bacana.

Passei a ser seu seguidor...

Iniciei na corrida em abril/10 e por enquanto minha meta para 2011 e completar uma 1/2 sub 2 horas e posteriormente (próximos anos)correr maratonas e se Deus me permitir um dia realizar o sonho de correr uma Comrades ...

Bons Treinos !!!

Fábio - Blumenau/SC
http://42afrente.blogspot.com/

JC Baldi disse...

Seja bem-vindo, Fábio. Obrigado pelo elogio e por tornar-se seguidor.
Já corri algumas vezes em Blumenau. Uma pena que a maratona daí morreu, era bem boa.

Que bom que iniciaste nas corridas. O grande negócio é ter objteivos e persegui-los, mas seja sempre gradativo neles, sem pular etapas, para evitar lesões futuras.

Bons treinos.

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO