sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Faltam duas semanas


Daqui duas semanas, no sábado, estarei saindo às 6h (acho que é isso) para correr a TTT em carreira solo.

A Simone, nutricionista, fez um plano de ação para os últimos 20 dias de treino, uma dieta do tipo "acúmulo de glicogênio". Glicogênio, para os desavisados, é isso aqui. Simplificando, é o que abastece os músculos, lhes dá energia.

Fiquei intrigado com um tal de mirtilo, que estava lá na prescriação da dieta. "Que bicho será isso?"
Descobri que é uma frutinha do tamanho de uma passa de uva, bem gostosa, não muito baratinha, mas com boas propriedades para a finalidade de que preciso até o dia 5 de fevereiro.

E até lá, estarei me "bombando" com alimentos que possam dar mais energia no dia da prova. Além disso, quem diz que correr é só calçar um tênis e sair pelas ruas afora está muito enganado. Para uma prova dessas, há toda uma logística, um apoio de outras pessoas que preciso e até tenho que fazer uma planilha com tudo que será preciso tomar, beber, comer, durante a prova, na hora "x", de modo a minimizar os efeitos da longa duração do desafio. Protetor solar a cada hora, por exemplo.

Minha dica para quem faz maratona ou ultra é consultar uma nutricionista e fazer um planejamento para a prova, de modo a ter uma alimentação mais direcionada ao objetivo que se tem em mente. Massa antes e gel na prova ajudam, claro, mas chegar com os estoques de glicogênio em nível máximo ajuda mais ainda.

Só quero ver quem vai me conseguir o caldo de cana que ela indicou para tomar a cada 10 km...rs

2 Comentários:

Stéphanie Perrone disse...

Não há como fugir da visita ao nutricionista. Depois de alguns anos relutando, fazem seis meses que tenho acompanhamento de uma nutricionista esportiva e foi a melhor decisão. Por que é bem como tu escreveu, está enganado quem pensa que correr é só calçar o tênis e sair por aí. Basta ver o número de pessoas que estarão na TTT cuidando da logística dos atletas do individual e também das equipes. E quantas pessoas não estiveram envolvidas antes do dia da competição.

Boa prova!!!
Eu vou correr o 2º trecho num octeto misto.

abraços,
Stéphanie

JC Baldi disse...

Stéphanie,
Exatamente. Sem a ajuda do povo do suporte e da nutricionista, certamente nem daria prá encarar a prova. E agora já incorporei a nutrição prá fazer uma "simples maratona" tbém. Não dá prá prescindir de um apoio na alimentação. Vai fazer uma diferença positiva.

Obrigado. Boa prova prá ti tbém.

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO