segunda-feira, 11 de julho de 2011

15 Milhas Ipanema + 10 Milhas Puma


Dois eventos em sequência: 15 Milhas Ipanema, revezamento na zona sul de Porto Alegre, domingo, dia 3, e 10 Milhas da Puma, com largada no Parque da Harmonia, ontem, dia 10.

Primeiro evento: muito, mas muito frio naquele domingo. Devia estar uns 6 graus, com vento que sopra sempre na beira do Guaíba, o que deixava a sensação térmica bem mais baixa. A 5 minutos da largada, todo mundo ainda de casacão...

O kit (camiseta) da prova deixou a desejar, mas a prova, em si, é bem interessante. Havia algumas modalidades (trio masculino, misto, feminino, individual) e havia 3 baterias, com horários pré-programados (houve algum atraso), independente de o parceiro da equipe ter chegado ou não.

O pessoal saí, ia até a praça do Guarujá e retornava, pegando um pedaço de areia da beira da praia, que talvez fosse a pior parte. O trio (meu caso) funciona assim: o primeiro corredor (a Ângela) corria 4 km, o segundo corredor (Alex) corria 8 km (2 x o percurso) e o terceiro corredor (eu) fazia 3 x o percurso, correndo 12 km.

Saí a 4:30/km, mas só consegui manter por uns 2km, depois caí um pouco e fechei minha parte em 57:18. Não ganhamos nada, claro, no trio misto.


Ontem, as 10 Milhas da Puma (ano passado, mais ou menos na mesma época, teve a mesma prova, só que ela era da Mizuno, e com um trajeto diferente). Ano passado, conforme contei aqui, começaram meus problemas nas panturrilhas, que me deixaram praticamente sem conseguir treinar durante 3 meses. Mas, ainda bem, passado é passado.

Ontem, quase perdi a prova. Estou exagerando um pouquinho, mas cheguei faltando uns 10 minutos para iniciar a prova. Como o Gabriel dormiu lá em casa, foi difícil fazê-lo acordar dentro do previsto e sair no horário adequado. Mas cheguei, estacionei fácil, e fui tranquilo para a nossa barraca. Peguei meu kit (que continha uma sacolinha e uma camiseta - a meu ver, kit justo para os R$ 47,50 da inscrição), o Daniel colocou o número e rumei para a largada. Encontrei o Mário e o Claiton por lá e aguardamos o toque de largada. Havia separação por tempos, mas as pessoas, infelizmente, parece que não ligam para isso. Egoísmo parece ser a palavra do mundo moderno. Cada um só quer saber de si, não importando se está largando lentamente numa área destinada a corredores mais rápidos que serão atrapalhados por ele.

Bem, largada dada, saí a 4:25/km. Na minha cabeça, era para sair a 4:30, mas é aquele papo: a gente se sente bem e sai como não deve... Mais tarde percebe-se isso. Enxerguei o André Cruz, lá pelo km 3 cheguei nele, trocamos gracinhas e o passei, mas logo em sequida me deu o troco. Segui correndo a uns 10 metros dele até o retorno, que era no km 6,9, perto do Veleiros. Até ali, a média vinha a 4:29. O André deve ter ficado com torcicolos, porque toda hora olhava para trás para me procurar...hehe. Andei mais uns 2,5 km, mais ou menos, e ele olhou novamente. Eu estava perto, e ele gritou: "Tá me marcando?" Respondi: "Só até o km 15!" E cheguei de vez nele. Vamos nos ajudar, pensamos, e falamos. Tentar um levar o outro. E puxar nos últimos 2. Mas só aguentei mais uns 2 km. Ele desgarrou uns metros.

Pouco antes do km 13, encostei numa guria, a Paula, e ela ficou falando alguma coisa. Então, fiquei por ali e acabamos conversando (ficou mais confortável e menos sofrido para mim). O André não abriu muito, e comecei a só acompanhá-la, o que fiz até o final, quando cheguei em 1:12:47, para os 15,94 km que o GPS da Garmin marcou. 4:34/km de média. Dava para ter baixado esses 47 segundos, se tivesse abandonado-a, mas não ia fazer muita diferença no frigir dos ovos.


O começo da prova deu uma falsa impressão de que podia ser melhor, mas eu sabia que não estava pronto para aquilo. Até falei para o Daniel, que queria que eu tentasse algo nessa linha. No final das contas, talvez, talvez, se saísse a 4:30 conseguisse manter até o final, ainda mais que, nos treinos, costumo acelerar na segunda metade para acostumar, mas, se, se, se... já era. Não é o jeito que eu gosto de correr, porque frustra um pouquinho, mas aconteceu. Gosto de chegar mais rápido do que larguei.

Agora, mais 16 km no "Subway POA Run Day", dia 16/8. Aí, sim, tenho que estar correndo a 4:25/km. Até lá, seguimos o treino com vistas à Maratona de Buenos Aires.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO