domingo, 14 de março de 2010

Circuito da Adidas - Etapa Outono

A noite de sábado prenunciava um domingo chuvoso para a prova do Circuito das Estações da Adidas - etapa Outono, o que não se confirmou. Ainda bem, pois uma chuva certamente tiraria o brilho da prova e ocasionaria alguns transtornos na arena montada junto ao Parque Harmonia. O local pareceu adequado ao evento, mas a SMAM, que colocou alguns obstáculos aos treinadores na sexta anterior, deveria ter providenciado o corte da grama no local. Foi uma falha grave.

A prova largou às 9h em ponto, com sol querendo sair, mas temperatura agradável e algum vento. Como eu disse, estávamos concentrados no Parque Harmonia e a largada foi na Av. Augusto de Carvalho, onde já foi o Sambódromo um dia (o blog também é história...). Defronte ao pórtico, dividiram o povo que largava nos 5km e no 10km, cada um para um lado, embora isso não estivesse muito claro na hora. Eu, pelo menos, não percebi, cheguei e entrei no lugar errado e depois não tinha mais como sair de lá. De qualquer forma, não foi nenhum grande contratempo, pois logo após o início da prova era possível pegar o lado certo e tudo ficava tranquilo.

Decisão mais que acertada foi a de fazer trajetos distintos nos 5 e 10km, o que evitou aquela confusão que tinha sido as etapas do ano passado. Desse jeito, foi possível correr com tranquilidade e sem atropelos, finalmente.

Larguei procurando baixar dos meus 44' na última prova de 10km, e tentando assegurar uma vaga no pelotão Quênia (para aqueles que correm abaixo de 45) na próxima etapa do Circuito. Saí na faixa de 4:30/km, com a ideia de baixar um pouco depois, mas, mais uma vez, meu batimento estava alto e parece que isso atrapalhou. Menos mal que o "homem da faca" não atacou novamente e não senti dor nenhuma na região ao lado do abdômen.

A prova retornava perto do km 4, e fechei metade em 22:20. Lá pelo km 7, dei uma 'quebrada' de meio minuto, acho, logo após um posto d'água e deu vontade de só terminar a prova, em qualquer tempo... Mas a lembrança de que não largaria no pelotão Quênia na próxima etapa afugentou esses maus pensamentos.

No final da prova, íamos quase até a Usina do Gasômetro, para pegar a Perimetral (Av. Loureiro da Silva), passar defronte à Receita Federal e ingressar à direita para os últimos 200m. Terminei em 44:39, fazendo praticamente igual as duas partes, graças ao último km, que foi feito em 4:15.

Não foi de todo satisfatório, mas, de qualquer forma, o foco é a maratona, em maio, então não dá para querer tudo ao mesmo tempo... Depois, na chegada, tivemos salada de frutas e açaí na barraca da equipe, e quem não foi perdeu... Além disso, dá prá saudar o fato de o Mário ter feito 39:55 na corrida, quebrando seu recorde pessoal e a marca dos 40'.

Agora, treinos mais longos nas próximas duas semanas e a prova de aniverário de Porto Alegre no dia 28. Aí tem que ser menos de 44, de qualquer jeito, faça chuva ou faça sol.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO