quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Preparação adequada


Mês passado, escrevi para a revista Contra-Relógio. O Tomaz, editor, ficou de abordar o tema. Mas vou abordá-lo aqui também.


Ando preocupado com o que eu acho que seja uma guerra fria entre as academias, assessorias e treinadores para salientarem-se mais, esquecendo o foco principal que é a preparação adequada das pessoas para encararem uma prova, seja ela qual a distância que seja.

Existe um boom no segmento de corridas. Muita gente tem chegado para iniciar na atividade e isso se deve, em grande parte, aos revezamentos, que foram chamando gente, que chamaram os amigos, colegas, que chamaram... e por aí se foi.

Embora seja extremamente salutar que as pessoas estejam iniciando atividades físicas, preocupadas com seu bem-estar e sua saúde, é preciso levar em consideração que existe um processo normal, relativamente lento que os sedentários e iniciantes precisam obedecer, principalmente aqueles que estão perto da faixa dos 30 anos em diante.

Uma coisa é um jovem, como eu, que com 17 anos encarei minha primeira maratona, sem treinamento, orientação e conhecimento, e outra coisa é alguém já com sequelas da vida, com os desgastes que o tempo dá, com 30 anos ou mais, iniciar uma preparação e já querer correr uma maratona. Isso acontece muito no mundo masculino, que se considera 'forte' para encarar qualquer desafio. Tem um que de auto-afirmação nisso também.

Aí a gente olha os números das pessoas que completam maratonas ou provas de 10km e se assusta com o desempenho muitas vezes pífio, mesmo com 90% delas estando com assessorias esportivas. Porque significa que há falta de planejamento ou de treinamento para encarar o desafio.

A meu ver, existem alguns números limites para se encarar determinadas provas. Por exemplo: acho que homem deve correr 10km em no máximo 50 minutos e mulher em 55. Acima disso, melhor se preparar mais adequadamente. E em maratonas, fechá-las em no máximo 4h13, que dá 6min/km, que é uma média aceitável para um nível de sofrimento igualmente aceitável, que certamente haverá em uma prova com essa distância.

Por isso, na minha modesta opinião, há uma euforia – talvez seja esse o melhor termo – por parte de treinadores e assessorias em colocar todo mundo a encarar uma prova, muitas vezes em busca do marketing da equipe, esquecendo que a corrida é parte de uma filosofia que foca a qualidade de vida e, certamente, o sofrimento em uma prova vem na contramão desse pensamento.

Portanto, se quiseres encarar uma maratona, faça uma meia dúzia de meias antes, de preferência terminando alguma em torno de 1h45. Se for fazer 10km, treine isso. Mas, sobretudo, tenha consciência do nível de treinamento e experiência que tem antes de encarar qualquer desafio, por mais tentador que possa parecer.

3 Comentários:

Bruno Thomaz disse...

E se eu faço os 10k em 48'? e os 15k em 1:15?
Posso fazer uma meia? hehehehe

tô brincando... só quero salientar uma coisa aqui, aproveitando o tema, de que a minha assessoria esportiva é muito mais voltara para saúde do que para o atletismo, e que por isso a gente não tem tanta visibilidade em provas e etc, pois dos 15 alunos apenas uns 3 ou 4 costumam participar de provas.

Abração tchê

Dreyer disse...

Muito bom cara, também acho que isto está acontecendo muito.

Mas e aí, eu fiz a Maratona do Cruce em 5h40min, nem calculei ainda quanto dá por km, hahahahah ... to fora então :P .

Abraço

JC Baldi disse...

Beleza, Bruno! Vai na meia, sim!

Alessandro, hahahaha!
A gente tá falando de maratona "normal" né... não aquilo que tu fizeste! rs

Abraços

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO