quinta-feira, 11 de julho de 2013

Maratona Caixa do Rio de Janeiro

Cheguei sexta ao Rio para a minha 44ª maratona. Fui direto pegar o kit, que era bom: uma sacola bacana, uma garrafinha (squeeze) e a camiseta. O local era razoável, mas fiquei sabendo que no sábado havia filas grandinhas. Na sexta, tudo tranquilo, e o staff da organização era super solícito. Todo mundo preocupado em informar, tentando orientar corretamente para que o cara fosse diretamente para o seu ponto (42km, 21 ou 6).

A feira era modesta: apenas produtos da Olympikus, patrocinadora da prova, mas por preços normais de loja, ou seja, nada convidativos. Havia alguma coisa, como calções e camisetas alusivas ao evento, mas não muito mais que isso.

No domingo, acordei às 4h da manhã, pois era preciso pegar o ônibus que nos levaria até o Recreio, largada da prova. O último ônibus saía às 5:45. Pior é que o hotel ficou de me conseguir alguma coisa para o café da manhã, mas, chegou na hora, só me davam uma fruta. Quase mandei eles pegarem a fruta e …

O ônibus demorou 52 minutos para chegar até o Recreio. E isso que o motorista corria feito louco. Procurei algum lugar para comer e encontrei um quiosque onde pude comprar 3 bolinhos de laranja com recheio de goiaba. Foi que a casa ofereceu. Ainda tive bastante tempo para pegar fila do banheiro e aguardar até a largada. A temperatura estava 17 graus, embora uma mulher pouco antes tivesse perguntado no quiosque se não estaria 12 graus...

7h30 largamos. Corríamos uns 200m quando um cara que corre (bem) e escreve no site Running News veio detrás gritando “licença, licença” e abrindo caminho como se fosse o dono do mundo. O povo em volta meio que se dividiu entre a galhofa e a indignação com a atitude.

Fiz o 1º km a 5:15 e fui tentando ficar um pouco abaixo disso. Demos uma pequena volta numa quadra para passar novamente defronte à largada. Nessa pequena voltinha, há uns quebra-molas, e havia pessoas com plaquinhas avisando da existência deles. Pois alguns corredores gritavam (ou exigiam) que eles levantassem mais as placas... Olha, sinceramente, tem vezes que os corredores são muito ridículos, acham que o mundo gira em torno deles, só porque pagaram pela inscrição.

Fiquei nesse ritmo pouco abaixo de 5:10 e segui firme nele, costeando a beira do mar. A temperatura ia subindo aos poucos, nada demais, mas nada barbadinha. Ali pelo 16 ou 17, um termômetro marcava 30 graus, o que achei exagerado. Outro, logo à frente, mostrava 25, o que era mais condizente.

O trajeto foi tranquilo até o km 22, mais ou menos, onde saímos da beira mar e entramos num túnel que tem outra via acima dele, a Niemayer. Ali corremos uns 3 km. Saímos dele e chegamos à Barra, onde tem uma subia “boa” de outros 3km, até que creio que depois do km 29 iniciamos uma descida. O ritmo seguia quase fixo a 5:07 de média, apesar do cansaço já estar batendo à porta. O que possibilitava chegar dentro do previsto: entre 3h35 e 3h40.

No 34 e 35, no entanto, fiz a 5:13 e 5:15, respectivamente, o 36 subiu para 5:24 e a coisa desandou no 37, que deu 5:50. Os próximos ficaram entre 5:40 e 5:50. O Zé Luiz, meu amigo carioca, me acompanhou desde o 37, se não em engano, e via incentivando, de modo que ainda consegui puxar um 5:24 no km 42, em que já muito antes o pessoal gritava “faltam 200m”. Cambada de … já que faltavam uns 800m e todo mundo gritando que já estava chegando e não chegava nunca o pórtico. Terminei em 3:42:11, o Garmin marcou 42,572km, quase 400m a mais. Desde o 20 e pouco ele já estava dando uma pequena diferença em relação à marcação.

Foram apenas 2 minutos acima das 3h40 pretendidas, mas ficou de bom tamanho para quem dormiu 4h, não teve café da manhã e ainda saiu de 11 graus para correr a quase 30.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Não perca tempo. Corra para comentar, antes que outro chegue antes!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO