segunda-feira, 26 de março de 2012

9ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre

Ontem, domingo, em comemoração aos 240 anos de Porto Alegre, realizou-se a 9ª corrida de aniversário da cidade.

Bastante gente correu. A largada foi um pouco tarde (9h30), mas o calor não se fez tão forte e creio que não houve maiores contratempos em função dele. No entanto, para ingressarmos no local de largada, a coisa estava meio bagunçada, pois havia uma outra corrida antes (infantil) e tinha gente chegando ainda, as grades estavam lá para orientação geral, e, por outro lado, impedindo que o povo ingressasse no local de concentração para a largada. Foi o único porém da organização, a meu ver.

Mas temos o problema da falta de consciência dos corredores: muita gente lenta sai na frente sem necessidade, atrapalhando quem vai correr mais forte. É o problema do mundo moderno transportado também ao mundo das corridas: as pessoas só pensam nelas mesmas. Na foto abaixo, temos o atleta de camiseta do Internacional (só podia...rs), número 536, que saiu na foto da largada. Pois esse cidadão sai em TODAS as corridas na frente. Em outubro de 2004, houve a Meia do Mercosul, na 3ª Perimetral, e outros corredores já reclamavam dele, pois fazia exatamente a mesma idiotice.Terminou em 1:03:01. Por que essa atitude? Vai correr 100m e atrapalhar as pessoas que saem depois.  Deve colecionar fotos de largadas e depois mostrar para os amigos se vangloriando. É a única explicação "lógica" que encontro. O cara do lado (407) é da mesma turma: fez em 1:00:05. Ambos na frente do Tauro Bonorino (1919), que chegou em 2º nos 5km...vsf!

Depois desse pequeno atropelo inicial dos primeiros 200m, tudo tranquilo na prova. Vi o Claiton, Renato e Álvaro se mandarem na frente. Como eu ando sem Garmim, fiquei uns 10 dias sem correr por causa de uma alergia forte nas duas pernas, gordo, e sabia que não conseguiria fazer a 4:30/km, não saí atrás deles, pois seria suicídio, e quem me conhece sabe que eu normalmente sei quanto posso ou não posso. Na verdade, passou pela minha cabeça fazer tranquilo perto dos 50 minutos ou algo assim. Mas depois que larga a coisa muda de figura. 

Depois desse trio, a Cecília, também me passou. Segui atrás dela, para não perder contato e para ter um parâmetro, já que ela é bem ritmada, está magrinha (uns 30kg a menos que eu) e certamente iria correr bem. Até o retorno dos 5km (que fiz em 23:52), ela andava uns 30m na minha frente. Logo em seguida, o Clênio cruza por mim do outro lado da pista e grita algo assim: "Tem que passar a Cecília, Baldi." Ai, ai, já chega a pressão no serviço, até na corrida não escapo dela...rs

 Mais ou menos na marca do km 6, encostei nela e viemos juntos o tempo todo, num bom ritmo, acelerando em relação à primeira metade. Uns 100, 150m depois do km 9, ela deu uma puxada mais forte no ritmo e abriu um pouco. Faltando uns 250m, fiquei pensando na onda que o Mário, o Claiton, Álvaro, Renato e cia iriam tirar se ela chegasse na minha frente. Então me "obriguei" a dar um gás, passei dela e fechei em 46:43 (22:51 na volta, 1 minuto mais forte que na ida). Ela chegou 4s depois. Fui 19ª na categoria (de 72) e 184º (de 563) na geral, incluindo as 11 mulheres que chegaram na minha frente. A Cecília foi 1ª categoria dela.

Destaque mega especial pro Mário (39:12!). O trio com o qual farei algumas disputas salutares durante o ano terminou assim: Álvaro (43:56), Renato (44:21) e Claiton (45:14). 

Próxima peleia: 5ª Meia Maratona (noturna) do Corpa, 29/4.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Saiu o percurso da Maratona de POA 2012

Ontem, postaram no Facebook que as inscrições para a maratona de Porto Alegre estavam abertas. E estavam, mas sem percurso e demais informações no site, somente um idiota completo se inscreveria.

Hoje colocaram o percurso. Não corri o ano passado, mas penso que houve a inclusão de um trecho na Av. Ipiranga que não havia. Se estiver errado, alguém aí me corrija, por favor.

O mapa, coitado, está meio pobrinho. Então, entrei no site da Garmin e fiz um, ligeiramente melhor, com as marcações por km, para dimensionar melhor o trajeto.

Clique no link abaixo e veja:

Garmin Connect - Maratona de Porto Alegre 2012

Corrida de Aniversário de Porto Alegre


Eu, tento, juro que tento, me dedico com todas as minhas forças para não reclamar de organização de provas, mas é uma tarefa tão árdua quanto organizar as mesmas.

Domingo agora, dia 25, teremos a prova de comemoração pelo aniversário de Porto Alegre, que é na segunda, 26.

Minha inscrição já foi feita pelo treinador, mas olhando hoje, vi que são efetuadas pelo site Minhas Inscrição.

Pois bem. Hoje, quinta-feira, o site não tem o percurso da prova que é no domingo. Daqui 3 dias. Ok, mas vai ser igual a quase sempre, largada no Gasômetro, retorno pouco antes do Museu Iberê. Tudo indica que sim. Mais um motivo, portanto, para já estar lá. Mas será que é tão difícil assim postar alguma informação a respeito disso? Ou será que ainda estão negociando com as autoridades envolvidas modificações no trajeto? Oremos que sim, mas imaginamos que não.

Cada ano que passa, Porto Alegre tem ido mais para trás nas organizações das provas. Achei que, depois da Meia da Paquetá em 2010, e do Circuito da Adidas, creio que no mesmo ano, que tiveram algumas "inovações"no percurso, tínhamos ingressado em um novo patamar de organização, respeito aos atletas, informações básicas, custo-benefício adequado. Parece que não. Parece que tudo voltou a ser feito "nas coxas" (de qualquer jeito), como se diz. 

Infelizmente, ao que tudo indica, a adminstração do Corpa esgotou-se em si mesma. Bateu no seu limite. Não há como tirar leite de pedra.

Por favor, alguém com tempo e dois neurônios tome conta daquele Clube dos Corredores Abandonados de Porto Alegre.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Maratona de Porto Alegre, onde estás?

Meus amigos cariocas escreveram email perguntando sobre a Maratona de Porto Alegre. Quem é de fora pensa diferente, precisa se organizar com antecedência. Quer saber qual hotel ficar. Perto da largada? Do kit? Não sabemos. O percurso da maratona não existe. Aliás, nada existe além da informação de que ela será dia 3 de junho.

O blog do Corpa não posta nada desde dezembro. Estamos em março. MARÇO.

O twiter do Corpa não posta nada desde novembro. Estamos em março. MARÇO.

Na página da maratona no Facebook, o Corpa não responde às indagações de ninguém. Isso que a página é, presume-se, para divulgar o evento.

Quem sabe se parafrasearmos o famoso poema de Castro Alves alguém apareça para responder aos questionamentos dos atletas:


Corpa! ó Corpa! onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes
Embuçado nos céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito...
Onde estás, Senhor Corpa?...

quinta-feira, 1 de março de 2012

Circuito W Run em Porto Alegre

Semana que vem haverá o W Run, circuito nacional, com provas também em Brasília, SP, RJ e BH. Evento patrocionado pela Mizuno e que se contrapõe ao Circuito Vênus, da Nike, este restrito a SP e RJ.

Já escrevi duas ou mais vezes (aqui e aqui pelo menos), que penso que perde-se muito em não termos uma corrida do Dia da Mulher, do Dia da Criança, dos Namorados, Natal, etc. Datas comemorativas e signficantes que poderiam ter uma corrida em homenagem a elas.

O W Run, dia 11 de março, não é um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mas, por ser perto da data, de certa forma, será uma alusão. A ideia do circuito, de correr apenas mulheres, é válida e bacana. É um evento diferente, já que, normalmente as corridas têm 70 a 80% de homens. 

Espero que os homens estejam lá apenas para olhar e aplaudir e que não corram junto para diminuir o brilho da festa.

No outro domingo, 11 de março, portanto. Pelo que vi, ainda há vagas.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO